terça-feira, 8 de junho de 2010

Você já está todo limpo?


Ser discípulo de Jesus é, antes de tudo, estar disposto a aprender com Ele e imitá-lo.O problema é sair do plano teórico e botar a mão na massa.Certos comportamentos humanos expressam o nível de indisposição de seguir o caminho da humilhação e da renúncia, ensinado pelo Mestre e Salvador, Jesus Cristo.Esta é a razão pela qual algumas atitudes do Mestre foram inicialmente incompreendidas pelos Discípulos. Quando Jesus resolveu lavar os pés de Pedro, este assim falou: "... Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes" (João 13:8-17).Esta passagem bíblica lida é a expressão viva do verdadeiro chamado do Evangelho.Em outras passagens bíblicas, Jesus também declarou que segui-lo requer atitudes de abnegação, humildade e simplicidade. Nem todos que o ouvem têm vontade de segui-lo. E isto se repete hoje em dia, visto que muitos, embora sendo frequentadores de Igrejas, não levam um compromisso sério com Cristo no seu dia-a-dia.Já naquela época, após mais uma pregação ungida e desafiadora do Mestre, muitos dos seus discípulos disseram: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" (João 6:60b)

0 comentários: