quinta-feira, 15 de julho de 2010

Única oportunidade

A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Gênesis 6:11-13.

A vida nos oferece várias oportunidades, umas são aproveitadas, outras não, quando perdemos uma oportunidade que julgamos valiosa, temos diversos aborrecimentos. Se alguém vai fazer uma viagem a negócio, e perde o único meio de transporte para chegar a seu destino, as perdas podem ser irreparáveis. Mas imagine perder a única oportunidade que lhe apareceu.

Uma única oportunidade.

Foi o que aconteceu nos tempos de Noé, quando as pessoas tiveram a oportunidade de entrar na arca para assim escaparem da condenação. O que acontecia é que muitos zombavam de Noé, por construir uma arca, se preparando para algo o que nunca tinha ocorrido, a chuva. Hoje, a história parece se repetir, pois ninguém acredita no retorno do messias, anunciado pela Igreja. Certo dia a porta da arca foi fechada. Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. Gn 7:1. Podemos ver que, o que fez de Noé o construtor da arca que iria salvar sua família, foi ser justo diante de Deus, no texto acima podemos perceber que o Senhor resolveu destruir a terra por não haver justos, todos estavam corrompidos pelo pecado. A oportunidade que eles perderam implicava suas próprias vidas.
Da mesma forma, Deus nos dar uma oportunidade. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Hebreus 4:7b. O Senhor Jesus faz um paralelo entre os dias de Noé e os nossos. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam,casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Mateus 24:37-39.

A corrupção atual

Vejamos o que quer nos dizer o Senhor; o mundo está no mais absoluto engano espiritual, pois as pessoas não conseguem ver que a arca já foi construída e está para partir, o mundo atual estar da mesma forma da época de Noé, todos estão agindo por conta própria fazendo o que bem entendem, com isto, desagradam a Deus. A sociedade está corrompida pelo pecado e precisa de um salvador, os valores divinos foram substituídos por valores humanísticos. A família de Noé foi salva por uma arca que de certa forma tipificava Cristo, Hoje temos um Salvador que nos livra da condenação do pecado; Jesus Cristo, por isso, Hoje é o dia da Salvação 2 Coríntios 6:2. Ninguém sabe se amanhã ainda haverá uma oportunidade.

O Convite Especial de Deus

No tempo de Noé, Deus tomou uma decisão, condenar o pecado, destruindo o mundo, salvando apenas uma família para dar início o repovoamento da terra. Em nossos dias, porém, Deus quer que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade, na arca atual há lugar para todos. João 1:12 “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus.” Recebemos a Cristo pela fé, então, todos aqueles que crêem, e aceitarem ao convite, serão bem recebidos na arca. Ap3:20 “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Porém, esta oportunidade também foi dada nos tempos de Noé, no entanto, Deus não foi ouvido, como não é em nossos dias. Vemos com isto, que só há uma forma de evitar a destruição. O arrependimento, que nos leva a ver a única oportunidade que temos em vida para mudar nossa história. Pois, Hb 9:27 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.”

0 comentários: